Novidades

As origens do totalitarismo revisitado

Obra clássica de Hannah Arendt, “Origens do Totalitarismo”, foi tema do artigo do filósofo Eduardo Jardim na segunda edição da Revista do NIEJ, de outubro 2009.

Publicado em 1951, “As origens do Totalitarismo”, da Hannah Arendt, fez barulho no meio acadêmico e político: a autora acreditava que a Alemanha de Hitler e a União Soviética de Stálin não poderiam ser compreendidas a partir das noções cor-rentes na época, ciência politica, tais como ditadura e tirania. Esses dois regimes, defende Arendt em seu livro, possuem particularidades política e ideológicas que só podem ser desvendados se considerarmos padrões de violência e terror surgi-dos século XX. Contrariando as avaliações então correntes, ela acreditava ainda que nazismo e o comunismo soviético iam além do autoritarismo. Hannah Arendt inaugurava uma visão original do fenômeno totalitário. Em seu artigo para a RE-vista do NIEJ, Eduardo Jardim, professor aposentado da PUC-RJ sublinhou:

“A interpretação de Hannah Arendt do totalitarismo tomou uma direção bem diferente. Para ela, os movimentos totalitários tiveram sucesso porque, como verdadeiros oportunistas, souberam tirar proveito do vazio deixado pela falência da autoridade política. A tese central de Origens do totalitarismo, que comparece também em outros textos, afirma que no momento em que, ao longo da história moderna, as estruturas políticas tradicionais foram destruídas, elementos subterrâneos da história europeia, como o antissemitismo e o racismo, puderam vir à to-na e se cristalizar na experiência totalitária.”

Captura de Tela 2016-02-04 às 13.00.43

Hannah Arendt em sala de aula. Fonte: Wesleyan University

Você se interessa pela tema? Quer ler, na íntegra, o artigo de Jardim? Clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s