Novidades

Sobre

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e Árabes da UFRJ (NIEJ) foi criado em 2008 e se dedica ao ensino e à pesquisa na área de estudos judaicos e árabes. É também um laboratório do Instituto de História da UFRJ associado principalmente, mas não exclusivamente, à área de História Contemporânea. É formado por professores universitários que lecionam e pesquisam nas áreas de história, ciências sociais, filosofia e letras. Possui um Conselho Internacional composto de importantes especialistas na área de Estudos judaicos e árabes no Brasil e no exterior, além de um criativo time de estudantes de graduação e pós-graduação.

A agenda de atividades do NIEJ dedica-se: 1) à oferta de disciplinas na grade curricular do Instituto de História e à oferta de laboratórios semestrais; 2) à organização de palestras, simpósios, colóquios e workshops nacionais e internacionais; 3) à orientação de teses, dissertações e monografias, tanto na pós-graduação, quanto na graduação; 4) à publicação semestral, desde 2009, de uma Revista Eletrônica, a Revista Eletrônica do NIEJ.

2011-11-04 15.58.36

Sala do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos – IH/UFRJ

Neste portal você vai ter acesso a informações sobre nossas atividades, produções, notícias, programação, análises de conjuntura, entrevistas, imagens, tudo em um único ambiente virtual, dinâmico e interativo. Esperamos, assim, que este espaço possa representar um relevante fórum de produção e de debates acadêmicos no Rio de Janeiro, aberto a todos os que se interessam pelos temas e questões dos estudos judaicos e árabes.

Monica Grin
Coordenadora do NIEJ
Professora Associada do IH-UFRJ